Recebi o 3° lugar na categoria Instituições de Ensino, subcategoria Planejamento, do Prêmio Bicicleta Brasil 2025, com a minha tese “A integração entre micromobilidade e o transporte público coletivo no contexto de cidades latino-americanas”, anunciado no dia 14 de novembro durante a COP 30. Fiquei imensamente feliz com esse reconhecimento, ainda mais em um prêmio nacional que destaca iniciativas que realmente contribuem para transformar a mobilidade no país. Já estava contente por ter recebido o Selo do Programa Bicicleta Brasil e agora, com o prêmio, esse reconhecimento ganhou um significado ainda maior.

O que é o Prêmio Bicicleta Brasil
O Prêmio Bicicleta Brasil é uma iniciativa do Ministério das Cidades que reconhece e estimula boas práticas voltadas ao uso da bicicleta no território nacional, fortalecendo a mobilidade ativa. Todas as iniciativas habilitadas recebem o Selo Bicicleta Brasil, e as três primeiras colocadas de cada categoria recebem troféu e menção honrosa.
A edição de 2025
Foram 72 iniciativas vencedoras entre 428 habilitadas, distribuídas em 24 categorias que abrangem temas como cultura da bicicleta, saúde, sustentabilidade, qualidade de vida, inclusão social e planejamento urbano. A cerimônia de entrega está prevista para ocorrer no próximo ano, em Brasília.

Sobre a minha pesquisa
A tese que deu origem à premiação investiga como 14 grandes cidades latino-americanas integram a micromobilidade por bicicleta ao transporte público coletivo. É um tema que sempre me moveu, principalmente porque ainda vivemos em um contexto em que o automóvel segue orientando grande parte das decisões de planejamento, ao mesmo tempo em que faltam dados e pesquisas consistentes sobre alternativas mais sustentáveis.
No trabalho, analiso desafios de regulamentação e infraestrutura, proponho diretrizes informacionais, institucionais, tarifárias e físicas para fortalecer essa integração e desenvolvo um método para identificar áreas mais integradas entre os sistemas. A pesquisa combina diferentes perspectivas quantitativas, qualitativas e geográficas para capturar as nuances desse processo em realidades urbanas diversas.
Ver esse tema reconhecido nacionalmente reforça algo em que acredito profundamente: a bicicleta precisa ser tratada como parte estratégica do planejamento urbano, especialmente diante dos desafios ambientais e sociais que estamos vivendo, e esse reconhecimento evidencia a importância da produção científica aplicada ao avanço das políticas de mobilidade.
Por que o tema importa
Integrar bicicleta e transporte público coletivo amplia o que as pessoas conseguem acessar no dia a dia, cria alternativas reais onde a oferta de transporte é limitada ou fragmentada e aproxima moradores de oportunidades. Também reduz tempos de deslocamento, diminui a dependência do automóvel, melhora a eficiência dos sistemas existentes e contribui para enfrentar poluição, mudanças climáticas e desigualdades territoriais. Quando entendemos a mobilidade como sistema, conseguimos construir cidades mais justas, sustentáveis e acessíveis.
Link do resultado
https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/mobilidade-urbana/programa-bicicleta-brasil/premio-bicicleta-brasil
Acesse a tese na íntegra
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/279345#


