Minha tese abordou a integração entre micromobilidade e transporte público coletivo em cidades latino-americanas. Muitas dessas cidades ainda priorizam o uso do automóvel em seus planejamentos urbanos, mesmo diante de discursos sobre mobilidade sustentável, resultando em desafios como congestionamentos e poluição.
As principais conclusões incluem:
- Aprofundamento do Conceito de Micromobilidade: A pesquisa permitiu entender melhor como a micromobilidade é percebida e utilizada nas cidades estudadas.
- Diretrizes para Integração: Foram identificadas e propostas diretrizes informacionais, institucionais, tarifárias e físicas adaptadas ao contexto latino-americano, visando melhorar a integração entre os modos de transporte.
- Análise das Áreas Integradas: O estudo desenvolveu um método para identificar áreas mais integradas entre os meios de transporte, revelando que a proximidade entre ciclovias e paradas de transporte público é crucial para o uso da bicicleta.
A pesquisa também destacou lacunas significativas no entendimento e na implementação da integração entre esses sistemas, especialmente em relação à regulamentação e infraestrutura física. Os resultados ressaltam a importância da integração entre micromobilidade e transporte público em um contexto de mudanças climáticas e a necessidade de melhorias na qualidade de vida nas cidades.
Confira mais resultados na apresentação disponível abaixo e no documento completo.
Esta tese contribui para a discussão sobre mobilidade sustentável e pode servir como base para futuras melhorias na integração do transporte em cidades latino-americanas e além.